A Secretaria de Agricultura e Pecuária de Santa Catarina e a Associação Catarinense do Bambu (Bambu SC) oficializaram o lançamento da Câmara Setorial do Bambu, com o intuito de desenvolver uma política estadual para impulsionar a cadeia produtiva desse recurso versátil. O bambu tem diversas aplicações, como na construção civil, produção de papel, utensílios domésticos, carvão vegetal, alimentação, artesanato e móveis.
O Secretário de Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, salientou os desafios enfrentados pela cadeia produtiva do bambu e se comprometeu em trabalhar para o crescimento e organização do setor, buscando alternativas para estimular o desenvolvimento de produtos derivados do bambu. Santa Catarina se tornou o primeiro estado a criar uma Câmara Setorial do Bambu, conforme destacado pelo presidente da Bambu SC, Hans Kleine, que ressaltou a importância de estabelecer parcerias com entidades governamentais para influenciar políticas e incentivar o setor privado.
O evento de lançamento contou com a presença de representantes de órgãos como o Ministério da Agricultura e Pecuária, UFSC, Epagri, Cidasc, Associação Amigos do Jardim Botânico, Fetaesc, Agreco e produtores locais. A Câmara Setorial do Bambu é uma das 33 câmaras setoriais da SAR, com uma composição equilibrada entre sociedade civil e governo, sob coordenação da Secretaria de Agricultura e Pecuária.
(Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura de SC)