Segunda-feira, Janeiro 20, 2025
InícioEconomiaServidores do INSS seguem em greve mesmo após término formal do movimento

Servidores do INSS seguem em greve mesmo após término formal do movimento

A greve dos servidores públicos do INSS está próxima do fim, de acordo com informações do Instituto Nacional do Seguro Social. Apesar de alguns técnicos do seguro social ainda resistirem a retornar ao trabalho, o INSS considera que o movimento foi oficialmente encerrado após chegar a um acordo com entidades representativas dos funcionários. Embora a Fenasps, que representa a maioria dos servidores em greve, não tenha assinado o acordo para encerrar a paralisação, o INSS avalia que a maioria das entidades envolvidas aceitou os termos.

O acordo de greve estabelece reajustes salariais para os servidores até 2027, além de uma reestruturação na carreira, que passará de 17 para 20 níveis. Apesar da resistência de algumas entidades, o governo e a categoria agora darão início a uma nova fase, com a criação de uma mesa de debates sobre as alterações na carreira dos servidores do INSS. A Fenasps não participará das negociações nesta etapa, pois não assinou o acordo para encerrar a greve.

Os servidores do INSS, assim como todo o funcionalismo público, receberam um aumento de 9% em 2023, após cinco anos sem reajuste salarial. Com aproximadamente 19 mil servidores em todo o país, o INSS enfrenta o desafio de lidar com cerca de um milhão de pedidos de benefícios para análise mensalmente, o que motivou a greve devido à escassez de pessoal.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias