Domingo, Janeiro 19, 2025
InícioFrancaSetor de calçados se destaca na geração de empregos, revela estudo

Setor de calçados se destaca na geração de empregos, revela estudo

Segundo informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Franca, o setor calçadista continua desempenhando um papel importante na cidade, apesar dos desafios enfrentados, como a crise econômica e a concorrência dos produtos chineses. Franca conta com 56.341 empresas ativas, sendo que 1.074 foram abertas em 2024. No setor calçadista, há 3.271 CNPJs dedicados ao comércio de calçados, 1.396 empresas de fabricação de sapatos em couro e 1.219 especializadas no acabamento desses produtos.

No entanto, a indústria de calçados enfrenta desafios significativos, como a concorrência desleal dos produtos asiáticos. A Abicalçados projeta uma queda de 20% nas exportações brasileiras de calçados e um aumento de mais de 20% nas importações em 2024. O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, ressaltou a prática de dumping dos produtos asiáticos, que chegam ao mercado nacional com preços mais baixos, prejudicando a indústria local.

Para lidar com essa situação, é necessário implementar mecanismos antidumping a fim de combater a venda de produtos abaixo do custo de produção. Ferreira alertou que a produção chinesa está sendo deslocada para países com custos de mão de obra ainda mais baixos, mantendo a prática de dumping.

Em relação ao emprego, William Israel, diretor da ExpoEcomm, destacou que o setor calçadista impulsionou fortemente o comércio eletrônico em Franca. Muitas fábricas, diante das crises e da competição chinesa, tiveram que se reinventar, migrando do modelo de negócios B2B para o B2C. Essa transição trouxe novas oportunidades ao setor e ajudou a fortalecer um ecossistema digital na cidade.

Fonte: GCN

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias