A consultoria StoneX confirmou sua previsão de consumo de diesel B (com biodiesel) no Brasil para o ano de 2024 em 66,6 bilhões de litros. Mesmo com os possíveis impactos negativos nas vendas devido às enchentes no Rio Grande do Sul, houve rápida normalização do abastecimento na região entre o final de maio e o início de junho.
A StoneX destacou os bons resultados de consumo do diesel B nos primeiros quatro meses do ano em estados como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia e Paraná, que devem compensar possíveis reduções nas vendas em nível nacional.
A previsão de consumo de biodiesel foi levemente reduzida para 8,9 bilhões de litros em 2024, com um crescimento de 20,8% em relação a 2023. Essa revisão foi influenciada pela diminuição nas vendas de biodiesel registrada em fevereiro, conforme ajuste realizado pela ANP.
Quanto ao consumo de óleo de soja, a StoneX estimou uma queda de 7,4 milhões de toneladas para 7,3 milhões de toneladas, com um aumento anual de 26,6%. Já para o consumo de diesel A, a expectativa é de uma redução de 0,9% em relação ao ano anterior, alcançando 57,7 bilhões de litros.
A consultoria prevê que o biodiesel terá um aumento na mistura, absorvendo o crescimento das vendas ao consumidor final, o que resultará em uma queda nas importações de diesel em relação a 2023, totalizando 13,82 bilhões de litros (-4,6%).
Fonte: [Notícias Agrícolas](https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/biocombustivel/379204-stonex-mantem-previsao-de-consumo-de-diesel-b-no-brasil-em-2024-faz-revisao-para-biodiesel.html)