Rainha da Escopolamina é presa em Medellín, Colômbia, por roubar turistas com droga que apaga memória
Carolina Meija Montoya, conhecida como “Rainha da Escopolamina”, foi presa em Medellín, na Colômbia, sob acusação de roubar turistas ao usar uma droga capaz de apagar a memória das vítimas. A substância, chamada escopolamina ou “Sopro do Diabo”, era misturada em bebidas e alimentos, deixando as pessoas vulneráveis e incapazes de lembrar-se dos eventos subsequentes.
Com 27 anos, Carolina estava envolvida em pelo menos oito casos de roubo e já tinha sido condenada a nove anos de prisão por outros delitos. Mesmo cumprindo prisão domiciliar, ela continuava agindo livremente, abordando vítimas em bares e boates em bairros nobres de Medellín.
A substância usada desaparece do organismo em cerca de quatro horas, o que dificulta a detecção e investigação dos crimes. Segundo o jornal “El Tiempo”, a embaixada dos EUA informou que oito cidadãos americanos morreram em Medellín em situações relacionadas ao uso da escopolamina. Estima-se que Carolina e sua quadrilha tenham roubado cerca de R$ 230 mil de suas vítimas.
A captura de Carolina ocorreu após a prisão de três comparsas em maio deste ano, embora ela tenha permanecido foragida e continuado a aplicar golpes. A polícia alertou para os graves riscos do uso da escopolamina, incluindo overdoses letais, enfatizando a importância de cautela em áreas turísticas.
Fonte: [Notícias ao Minuto](https://www.noticiasaominuto.com.br/mundo/2243737/golpista-que-assaltava-turistas-com-droga-que-apaga-a-memoria-e-presa)