A Justiça Eleitoral começou hoje a preparar mais de 114 mil urnas que serão usadas nas eleições municipais em São Paulo, que acontecerão em 6 de outubro. Em Ribeirão Preto, serão utilizadas cerca de 1.426 urnas.
As urnas estão passando pelos processos de geração de mídias, carga e lacração, nos quais serão inseridos os sistemas eleitorais, os dados de eleitores e candidatos. Durante o processo de lacração, todas as portas de acesso físico são seladas com selos especiais produzidos pela Casa da Moeda.
As entidades responsáveis pela fiscalização terão a oportunidade de verificar a integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais, bem como a regularidade dos procedimentos adotados e a afixação dos lacres.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), os equipamentos não poderão ser utilizados antes do 1º turno, pois estão programados para funcionar somente durante o dia e horário da votação. O processo de preparação das urnas deve ser concluído até o dia 4 de outubro.