Foi lançado recentemente um edital de concessão para a construção do primeiro túnel imerso do estado de São Paulo, que ligará as cidades de Santos e Guarujá. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Com 870 metros de comprimento, 21 metros de profundidade e um investimento estimado em R$ 6 bilhões, o túnel será uma importante infraestrutura para a região.
Atualmente, a ligação entre as duas cidades é feita por balsa ou por uma rodovia de 40 quilômetros, com um grande fluxo diário de veículos, ciclistas e pedestres. O túnel, que ligará as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá, atenderá às necessidades logísticas locais. O processo de construção envolverá diversas etapas, como preparação do solo, construção, transporte, posicionamento, imersão, ligação dos elementos, acoplagem, nivelamento e proteção contra impactos.
A expectativa é que o túnel melhore significativamente a mobilidade entre as cidades e facilite o deslocamento de pessoas e veículos, trazendo benefícios para a região.