Terça-feira, Novembro 26, 2024
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Twitter sofre instabilidade e fica fora do ar em diversos dispositivos durante a madrugada de sábado

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a suspensão da rede social X, antigo Twitter, no Brasil. Após a decisão, alguns usuários enfrentaram dificuldades para acessar a plataforma a partir da meia-noite deste sábado. Clientes de operadoras como Claro e Vivo relataram problemas tanto em dispositivos móveis quanto em computadores.

A suspensão foi resultado da recusa do empresário Elon Musk, proprietário da plataforma, em nomear um representante para responder pela empresa no Brasil. Moraes justificou a medida afirmando que a empresa estava tentando evitar a jurisdição brasileira. A suspensão da rede social permanecerá até que um responsável seja nomeado e multas sejam pagas.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) notificou os provedores de internet para cumprir a decisão em 24 horas. Operadoras como Claro, TIM, Vivo, Oi, Algar Telecom e Sercomtel garantiram o cumprimento da medida.

Além da suspensão da rede social, Moraes determinou multas para usuários que tentarem acessar a plataforma por meio de programas de VPN, no valor de R$ 50 mil por dia. A decisão gerou controvérsias e críticas de especialistas e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Ministros do STF indicaram que a decisão de Moraes deverá ser referendada pelo plenário da Corte. Apesar de preocupações em relação a outras ações do ministro, a maioria dos ministros avaliou positivamente sua atuação nesse caso específico.

Elon Musk criticou a decisão de Moraes, acusando-o de restringir a liberdade de expressão por motivos políticos. O bilionário enfatizou que a liberdade de expressão é essencial para a democracia e manifestou sua oposição às medidas impostas pelo ministro do STF.

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