Segunda-feira, Janeiro 13, 2025
InícioMundoUcrânia surpreende com ataque à base estratégica russa de bombardeiros nucleares

Ucrânia surpreende com ataque à base estratégica russa de bombardeiros nucleares

A Ucrânia atacou a principal base de bombardeiros nucleares da Rússia na madrugada desta quarta-feira (8) com drones, provocando um incêndio no depósito de combustível da instalação militar. O Ministério da Defesa russo confirmou o ataque, mas não comentou as explosões e o fogo vistos em vídeos nas redes sociais. A base atacada, conhecida como Engels-2, está localizada a aproximadamente 800 km a leste das fronteiras ucranianas e é usada para lançar aviões que empregam mísseis de cruzeiro contra a Ucrânia.

Embora a base em si não tenha sido danificada, a Força Aérea da Ucrânia afirmou que o ataque prejudicará a capacidade da aviação estratégica russa, reduzindo sua capacidade de atingir áreas civis. Este não é o primeiro ataque à instalação, com ações anteriores em 2022 e no ano passado. A base abriga um depósito subterrâneo com ogivas nucleares e é o lar de 13 aviões Tu-95MS, fundamentais para a força estratégica russa.

Os ucranianos enfatizaram que não usaram mísseis ocidentais no ataque, pois nenhum dos modelos disponíveis teria alcance para atingir a base. O ataque ocorre em meio a crescentes tensões entre os países e declarações controversas do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o conflito. Além disso, novos confrontos e ataques foram registrados em outras regiões, como um atentado em Zaporíjia que resultou na morte de 13 pessoas e deixou outras 18 hospitalizadas.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias