Estudantes têm até hoje para se inscrever no Fies para o segundo semestre de 2024
Os interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2024 têm até às 23h59 desta terça-feira (27) para realizar suas inscrições, respeitando o horário oficial de Brasília. O programa federal oferece financiamento para estudantes de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas.
Neste semestre, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza 70 mil vagas, totalizando mais de 112 mil vagas ao longo do ano para o financiamento estudantil.
Os candidatos podem consultar o número de vagas ofertadas pelas instituições de ensino participantes, bem como a quantidade efetivamente disponibilizada para o Fies e o Fies Social, buscando por vagas por município, estado e curso.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na seção do Fies Seleção, utilizando o login pela conta do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.Br, com o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha.
Neste semestre, o Fies reserva vagas para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, buscando promover uma educação mais inclusiva e igualitária. Além disso, o Fies Social destina metade das vagas para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
Os financiamentos são destinados a estudantes com renda familiar bruta de até três salários mínimos, com taxa de juros zero. É necessário ter participado do Enem a partir de 2010, com média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.
O resultado do processo seletivo será divulgado em 9 de setembro, com a complementação da inscrição entre 10 e 12 de setembro. Novas convocações poderão ser realizadas de 16 de setembro a 29 de outubro caso haja vagas remanescentes.
Durante o curso, o estudante financiado pelo programa deve pagar mensalmente o valor da coparticipação diretamente ao agente financeiro e, após a conclusão do curso, abaterá o saldo devedor do financiamento conforme sua realidade financeira.
Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, o MEC disponibiliza uma página no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para ler a notícia completa, acesse a fonte Agência Brasil.