A Unimed Franca alcançou um marco histórico na campanha Outubro Rosa de 2024, com a realização de 1.856 mamografias entre outubro e dezembro. A iniciativa visa a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, identificando alterações em 32 pacientes de 40 a 69 anos. Todos os casos detectados receberão acompanhamento contínuo da instituição. O balanço da campanha foi divulgado recentemente.
O diretor de Provimento da Unimed Franca, Daniel Haber, ressaltou a importância do diagnóstico precoce na luta contra o câncer, destacando a necessidade de regulamentações que promovam a prevenção.
Dados do Inca apontam mais de 70 mil novos casos de câncer de mama por ano no Brasil no período de 2023 a 2025. Embora seja o tipo de câncer com maior taxa de mortalidade entre as mulheres, uma pesquisa da Ipec revelou que 60% acreditam que o autoexame é a principal medida para detecção precoce.
Haber enfatizou a importância da mamografia na identificação de tumores em estágio inicial, ressaltando que, embora o autoexame seja relevante, a mamografia é a forma mais precisa de detectar alterações, especialmente as menores.
O câncer de mama não possui uma causa única e seu desenvolvimento está associado a diversos fatores, como envelhecimento, características da vida reprodutiva, histórico familiar, consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo e exposição à radiação ionizante.
Fonte: [GCN](https://sampi.net.br/franca/noticias/2881004/franca-e-regiao/2025/02/unimed-franca-realiza-quase-2-mil-mamografias-em-tres-meses)