O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou seu mais recente relatório semanal de acompanhamento de safras, trazendo boas notícias em relação ao plantio de soja, que superou as expectativas do mercado. De acordo com o relatório, a área semeada com soja atingiu 68%, ultrapassando os 66% esperados e os 52% registrados na semana anterior. Em comparação com a média dos últimos cinco anos para este mesmo período, que é de 63%, os números são animadores.
Além disso, o relatório aponta que 39% das plantações de soja já emergiram, em comparação com os 26% da semana anterior, e próxima à média histórica de 36%. A Agrinvest Commodities ressalta que, apesar de estar 10 pontos percentuais atrás em relação ao ano anterior, a situação não é alarmante, pois a janela de plantio da soja se estende até 20 de junho.
Quanto ao milho, o USDA informou que 83% da área destinada ao plantio do cereal já foi concluída, superando os 70% da semana anterior e a média plurianual de 82%. Em relação à emergência das lavouras de milho, o relatório destaca que 58% delas já surgiram, em comparação com os 40% da semana anterior e em linha com a média histórica de 58%.
A Agrinvest aponta que os estados das Dakotas, Minnesota e Nebraska estão em uma situação mais crítica, com o fechamento da janela de plantio previsto para o dia 25 deste mês.
Para mais informações, acesse a notícia completa no site da Notícias Agrícolas.