Segunda-feira, Novembro 25, 2024
InícioSaude"Vacinação contra a Covid-19: Atualizações nas diretrizes por faixa etária e grupos...

“Vacinação contra a Covid-19: Atualizações nas diretrizes por faixa etária e grupos prioritários”

A partir de janeiro de 2024, a vacinação contra a COVID-19 foi integrada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) no Brasil. O Ministério da Saúde recomenda a priorização da imunização de crianças de 6 meses a menores de 5 anos, bem como de grupos de risco como idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas.

Recentemente, em maio, foi confirmada a aquisição de 12,5 milhões de doses da vacina SpikeVax, produzida pela Moderna, para combater a COVID-19. Essa vacina monovalente protege contra a subvariante XBB 1.5, também conhecida como Kraken, e um subtipo da variante Ômicron.

O esquema de vacinação primária contra a COVID-19 em 2024 consiste na aplicação de duas doses da vacina SpikeVax para crianças de 6 meses a 4 anos, com um intervalo de quatro semanas entre elas. Para pessoas com 5 anos ou mais nos grupos prioritários, é recomendada uma dose da vacina, enquanto imunocomprometidos com 5 anos ou mais necessitam de três doses, com intervalos específicos.

Além das doses primárias, são necessárias doses anuais ou de reforço conforme a situação de cada indivíduo e grupo. Orientações detalhadas são fornecidas para aqueles com esquemas incompletos, gestantes, puérperas, idosos e outros grupos específicos.

Os grupos prioritários para vacinação incluem indivíduos com 60 anos ou mais, residentes em instituições de longa permanência, indígenas, gestantes, profissionais de saúde, entre outros.

Para viagens internacionais, é essencial verificar os requisitos de vacinação contra a COVID-19 do país de destino e, se necessário, adequar o esquema vacinal de acordo com as exigências locais.

Fonte: Agência Brasil

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias