Desembargadora do TRF1 revoga prisões de empresário e vereador em Operação Overclean
A desembargadora Daniela Maranhão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) em Brasília, decidiu revogar as prisões do empresário José Marcos Moura, conhecido como “rei do lixo”, e do vereador eleito em Campo Formoso (BA), Francisco Manoel do Nascimento Neto, também conhecido como Francisquinho Nascimento, na Operação Overclean. Ambos são suspeitos de desvio de recursos de emendas parlamentares.
A magistrada considerou que medidas cautelares, como a proibição de contato entre os investigados e a entrega de passaportes, seriam suficientes para garantir a continuidade das investigações sem risco de obstrução e prevenir a prática de novos supostos crimes.
A decisão não exclui a existência de indícios de autoria e materialidade dos delitos, os quais permanecerão sob investigação. A Polícia Federal está apurando suspeitas de desvios em contratos em diversas regiões do país, envolvendo políticos e agentes públicos.
Francisquinho Nascimento é investigado por supostamente receber propina para influenciar contratos da prefeitura de Campo Formoso, enquanto José Marcos Moura é apontado como um dos líderes do esquema, utilizando sua influência política para facilitar contratos superfaturados. Antes de ser detido, o vereador tentou se desfazer do dinheiro em sua residência, lançando uma sacola com R$ 220 mil pela janela, apesar de ter declarado um patrimônio de apenas R$ 213 mil à Justiça Eleitoral.