Imagens de câmera de segurança mostram momento em que homem detonou explosivo em frente ao STF
Recentemente divulgadas, imagens de uma câmera de segurança registraram o instante em que Francisco Wanderley Luiz se aproximou do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília e acionou um explosivo. No vídeo, é possível observar Francisco deixando uma camiseta próxima à estátua em frente ao prédio do STF, sendo abordado por um segurança ao perceber um relógio digital preso ao peito do suspeito. Em seguida, Francisco deitou-se no chão ao lado de um dos dispositivos explosivos, que foi detonado, resultando em sua própria morte.
Além disso, o homem havia estacionado seu veículo, carregado com mais explosivos, a poucos metros do local da explosão. Testemunhas relataram que a primeira explosão foi ouvida nas proximidades do carro, seguida pela detonação perto do prédio do STF. O incidente, que culminou na morte de Francisco, de 59 anos, teve repercussão no cenário político em Brasília, com investigações preliminares indicando que o ataque suicida poderia estar relacionado a questões familiares e motivações políticas. Francisco era conhecido por seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e sua participação em manifestações contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro.
Fonte: [Notícias ao Minuto](https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/2226607/imagens-mostram-autor-do-ataque-ao-stf-detonando-explosivo-em-brasilia)