De acordo com informações do UOL/FOLHAPRESS, a excepcional performance de Vini Jr na vitória do Real Madrid por 5 a 2 sobre o Borussia Dortmund, em um jogo da Liga dos Campeões, não será considerada na votação da Bola de Ouro deste ano. Isso se deve ao fato de que o prêmio leva em conta a temporada 2023/24 do futebol europeu, que se estende de agosto de um ano até julho do ano seguinte. Os três gols marcados por Vini Jr ocorreram em um jogo válido pela Champions League 2024/25, que não está incluído no período de avaliação para a Bola de Ouro de 2025.
Apesar disso, Vini Jr é visto como um dos favoritos para conquistar o prêmio de melhor jogador do mundo, tendo se destacado na temporada anterior com o Real Madrid, onde conquistou títulos como o Campeonato Espanhol e a Champions League. Além de Vini Jr, outros concorrentes de destaque para a Bola de Ouro incluem Haaland, Rodri e Bellingham, jogadores que também se destacaram na temporada 2023/24.
A votação para a Bola de Ouro é realizada por jornalistas dos 100 países mais bem ranqueados pela Fifa, e o Brasil é representado pelo narrador Cléber Machado. A atuação de Vini Jr, com três gols na partida contra o Borussia Dortmund, foi fundamental para a vitória do Real Madrid, em uma virada heroica no Santiago Bernabéu.