Segunda-feira, Novembro 25, 2024
InícioSaude"Vírus respiratório: a razão principal das internações de crianças"

“Vírus respiratório: a razão principal das internações de crianças”

De acordo com o boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o vírus sincicial respiratório (VSR) continua sendo a principal causa de internações e óbitos em crianças pequenas, apesar de ter apresentado queda nas últimas semanas. Houve uma redução nas hospitalizações por VSR e influenza A em alguns estados do centro-sul, mas ainda há um aumento de casos de influenza em idosos e de VSR e rinovírus em crianças em alguns estados do Sul e Sudeste.

Alguns estados do Norte ainda registram aumento de casos de VSR e rinovírus em crianças de até 2 anos de idade. O estudo também apontou uma diminuição a longo prazo da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em estados como Acre, Bahia, Minas Gerais e Roraima, porém cinco capitais apresentaram crescimento da SRAG.

A pesquisadora Tatiana Portella destacou que o cenário atual da SRAG no país é influenciado principalmente pelos vírus VSR, influenza A e rinovírus. Em relação à covid-19, houve um aumento de casos entre idosos em alguns estados do Nordeste e no Amazonas, embora permaneça em níveis baixos em comparação. Em algumas regiões, como Ceará e Piauí, a covid-19 foi a principal causa de internações por SRAG em idosos.

É fundamental que hospitais e unidades de saúde estejam atentos a qualquer sinal de aumento expressivo na circulação do vírus, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Em relação aos óbitos por SRAG, nas últimas semanas a mortalidade foi semelhante entre crianças pequenas e idosos, com os vírus influenza A e covid-19 sendo os mais destacados entre as causas.

Fonte: [Agência Brasil](https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-07/virus-respiratorio-ainda-e-principal-causa-de-internacoes-de-criancas)

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias