O 52º Congresso Nacional de Saneamento Básico, promovido pela Assemae, Associação Nacional de Serviços Municipais de Saneamento, agitou a cidade de Ribeirão Preto com visitas técnicas que reuniram mais de 500 participantes. Durante o evento, foram realizadas atividades para apresentar estruturas consolidadas e modelos inovadores no campo do saneamento básico.
As visitas técnicas em Ribeirão Preto abrangeram diversas áreas, como abastecimento de água, tratamento de esgoto, gestão de resíduos sólidos, educação ambiental e o sistema informacional interno utilizado pela Saerp, Secretaria de Água e Esgoto local.
Destaque para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), como a ETE Ribeirão, responsável por tratar a maior parte do esgoto produzido na cidade, e a ETE Caiçara, que possui uma metodologia específica para atender uma unidade de porte pequeno. Nestas estações, são empregadas tecnologias para tornar o tratamento mais eficiente e sustentável, incluindo a produção de água de reuso.
Os participantes também tiveram a oportunidade de visitar os mais de 120 poços tubulares profundos utilizados para o abastecimento de água na cidade, que operam 24 horas por dia. Outros locais visitados incluíram a Unidade de Educação Ambiental Saerp na Escola, os Ecopontos e a sede administrativa da Saerp.
O encerramento do evento contou com o plantio de mais de 60 mudas de árvores em uma área de preservação ambiental, reforçando o compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade.
Para mais detalhes, acesse a notícia completa no site da [Prefeitura de Ribeirão Preto](https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/noticia/visitas-tecnicas-movimentam-o-congresso-nacional-de-saneamento-basico) (abre em nova janela).