No próximo sábado, dia 6 de julho, o Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi (MARP) sediará o encerramento da exposição “Avesso do Avesso” com um evento especial. O renomado artista santista Julian Campos estará ministrando uma oficina de bordado com o tema “Introdução ao Bordado Livre”, das 9h30 às 12h30. A participação é gratuita e aberta ao público, porém as vagas são limitadas a 20 pessoas com idade acima de 14 anos. Todo o material necessário será fornecido durante a oficina, que não exige conhecimento prévio em artes.
Na oficina, os participantes terão a oportunidade de aprender diversas técnicas de bordado e criar suas próprias peças a partir de desenhos predefinidos. Julian Campos ressalta a importância terapêutica e criativa do bordado, especialmente em um período em que as pessoas buscam um resgate das práticas manuais.
Além da oficina, o artista realizará uma performance intitulada “Pano de Penélope” nos dias 3, 4 e 5 de julho, das 14h às 17h, em frente ao MARP. Durante essa intervenção artística, ele estará bordando e convidando os transeuntes a participarem, gerando interações e reflexões sobre o trabalho manual e questões de gênero.
A exposição “Avesso do Avesso”, selecionada pelo edital ProAC 13/2023, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e apresenta mais de 70 trabalhos de bordado criados por Julian Campos. A mostra explora a representação das mãos do artista e seu papel como homem na prática do bordado, que historicamente tem sido associado ao universo feminino doméstico.
Julian Campos é um artista visual, ilustrador e produtor cultural com vasta experiência em diversas técnicas artísticas. Ele valoriza a arte manual em suas obras, que abrangem gravura, bordado, cerâmica e colagem. O artista também ministra cursos e oficinas em diferentes espaços culturais, compartilhando seu conhecimento e promovendo a prática artística.
Para participar da oficina e da performance, é necessário realizar inscrição prévia através do link bit.ly/oficinabordadoribeirao. Ambas as atividades são gratuitas e estão abertas a todos acima de 14 anos interessados em aprender mais sobre o bordado livre e interagir com o talentoso artista Julian Campos.