Especialista afirma que aeronave que caiu em Jaboticabal, SP, não tinha condições de voar na chuva

Especialista afirma que aeronave que caiu em Jaboticabal, SP, não tinha condições de voar na chuva

O piloto Paulo Garcia, especialista em aviação com 49 anos de experiência, afirmou que a aeronave monomotor que caiu em Jaboticabal, SP, no último sábado (23), não tinha condições de voar na chuva. Segundo ele, a categoria da aeronave não era indicada para voos por instrumento, nos quais o piloto utiliza apenas os instrumentos da cabine como referência.

Garcia ressaltou que mesmo ele, com toda a experiência e habilitação necessária, não poderia pilotar aquela aeronave em condições de voo por instrumento, pois a aeronave não possuía certificação para esse tipo de voo.

O empresário Delcides Menezes Tiago, de 65 anos, piloto e proprietário da aeronave, era de Monte Alto (SP) e possuía licença para pilotar. No entanto, a Polícia Civil suspeita que ele possa ter ficado desorientado durante o voo.

As investigações apontam o mau tempo como uma das principais causas do acidente. No momento da queda, chovia intensamente e a aeronave atingiu o solo e explodiu.

Garcia enfatizou que o cérebro fica confuso em situações como essa e que o piloto pode não ter consciência de que está batendo no chão. Ele concluiu afirmando que a aeronave não deveria estar voando naquelas condições.

Publicar comentário